Automático ou Automatizado?

Veja aqui uma comparação entre câmbio automático e automatizado.                                                               cambio-autmatico-automatizado

Cada vez mais novos carros vem com os câmbios automáticos e automatizados, muitos acreditam, que carros equipados com o cambio automático e automatizado tem o mesmo sistema e trazem os mesmos compostos de peças, pensamento equivocado, veja como diferenciar um câmbio automático do automatizado.

O câmbio automático possui estrutura complexa e é mais caro, sendo gerenciado pelo conversor de torque. Já o automatizado (com mono ou dupla embreagem) é mais simples, com estrutura próxima a do modelo manual, porém, controlada por módulo eletrônico e atuadores hidráulicos.

Câmbio Automático.

As mudanças de marchas são realizadas por pressão hidráulica e controladas pelo módulo eletrônico e corpo de válvulas, atuando em pacotes de embreagens e freios, variando assim as possíveis relações das engrenagens internas. Proporciona uma saída e a mudança de marchas mais suaves devido ao conversor de torque. No arranque do veículo em subidas, dependendo da inclinação, o câmbio proporciona um movimento contínuo para frente.  Devido à maior complexidade interna, pode ter uma manutenção mais cara e realizada somente em oficinas especializadas. O preço do componente também pode ser mais elevado.

Câmbio Automatizado.

Diferentemente do Câmbio Automático as trocas de marchas são controladas por um módulo eletrônico e atuadores hidráulicos. A concepção interna deste é semelhante ao Câmbio Manual, a transmissão de movimento do motor é intermediada pela embreagem, também controlada eletronicamente e acionada por atuadores hidráulicos. Dependendo da programação da transmissão, o câmbio automatizado pode gerar solavancos nas trocas de marchas. Em subidas, pode haver retorno do veículo dependendo de sua inclinação e até o acoplamento total da embreagem. Por conta de uma tecnologia mais avançada o câmbio Automatizado, sua manutenção somente é realizada em oficinas especializadas.

Vantagens de ambos

– Obtém mudanças suaves de marchas;
– Seleção automática das velocidades apropriadas às condições da condução;
– Redução da fadiga ao dirigir;
– Ambos aumentam a vida útil dos componentes da transmissão;
– O motorista consegue direcionar mais atenção ao trânsito.

 

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